As melhores soluções em sistemas de segurança estão aqui.
Quando um acidente com fogo acontece, é preciso ter uma resposta rápida e eficiente de forma a garantir a proteção do patrimônio e da vida das pessoas. Essa resposta imediata é garantida com o uso de tecnologias como a dos sistemas de detecção e alarme de incêndio.
Um sistema de detecção de incêndio é formado por um conjunto de elementos, instalados de forma planejada e coordenada para detectar um incêndio e fornecer as orientações e sinalizações necessárias para o início imediato das ações de combate e de evacuação.
O sistema pode ser endereçável ou convencional. Os convencionais têm detectores e acionadores ligados a uma central. Esses equipamentos cobrem uma área determinada e, quando acionados, indicam o espaço em que está ocorrendo o incêndio. São mais indicados para áreas menores.
Os sistemas endereçáveis têm uma tecnologia que indica com precisão o local do incêndio. Todos os dispositivos – detectores e acionadores – são ligados à central. Se um deles for acionado a central indica exatamente qual foi e a sua localização. Essas informações garantem agilidade na tomada de medidas de contenção e evacuação. Os sistemas endereçáveis são mais indicados para espaços maiores.
Confira os elementos que compõem um sistema de detecção de incêndio:
Central de alarme: aparelho que interliga todos os dispositivos, recebe e envia os sinais de alerta e de acionamento de todos os equipamentos.
Acionador: é aquele dispositivo vermelho que fica instalado em pontos estratégicos nas empresas, shoppings, hospitais, escritórios e outros espaços. O acionador é ligado à Central de Alarme de Incêndio. Ele tem um botão, como se fosse um interruptor, que ao ser acionado envia para a central a localização da ocorrência. A comunicação é bem rápida, o que facilita as ações de contenção e evacuação.
Detector de temperatura e de fumaça: eles são pequenos e simples mas fazem uma diferença enorme na segurança e proteção dos ambientes. Um detector é composto pelo sensor de fumaça e por circuitos eletrônicos que fazem com que o sensor acione o alarme.
Sirene: aparelho que emite os sinais sonoros e visuais quando acontece um disparo geral na central de alarme de incêndio.
Dtsseguranca
Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Ao aceitar vamos otimizar informações com ajuda de suas informações.